English version
  Versão em Português

   The Club
   The Bulldog
   Ranking
   Breeders
   Oversea Breeders
   Membership
   Where We Are
   Membership Subscription
   BCB Services (Member Only)
   Bulldog Store
   Puppies to Sell


Criação


    HOME | Site Map | Contact us | More Links | Members Login



Bulldogs e Calor não se Misturam ! - ¡ Los Bulldogs y Calor no se Mesclan ! - Bulldogs and Heat dont Mix !

Texto nível 02 e 03 - Sócios Contribuintes e público geral.



Acima, foto do menino John e Carving Fortuna, ilustra o artigo

Todos os proprietários de bulldogs deveriam saber e compreender que temperatura ambiente muito elevada pode ser fatal para um bulldog, e eles podem nem mesmo saber disso e nem saber da necessidade de monitorar este fator, o que poderá fazer um Bulldog sucumbir ao calor.

Assegure-se, por favor, de que qualquer exercício seja realizado de manhã cedo ou à noite. Não seja tentado dar um passeio numa agradável tarde de domingo quando estiver muito ensolarada ou quente. Também, por favor, não permita ao seu bulldog se deitar por longo período ao sol e nunca o confine numa área ensolarada, eles não percebem que quando eles ficam bastante tempo expostos ao sol não levará muito tempo para fiquem arquejantes e esse arquejo poderá se tornar fora de controle.

Como reconhecer quando seu bulldog está começando a ter o “Golpe de Calor” (Heat stroke)

Qualquer exercício o fará arquejar, mas você deverá assisti-lo quando o arquejo se tornar "acentuado”, esse é que é o sinal mais prematuro de que ele está ficando muito quente (com hipertemia).

Estágios do “Golpe de Calor” (Heat stroke):

Quando o arquejo ficar muito alto e se tornar um "chiado constante" - melhor descrito, como, parecendo uma asma aguda;

Significa que ele já está “muito quente” e o resultado poderá ser fatal;

Ele parecerá demasiadamente exausto e aflito;

A língua dele estará muito mole e com uma cor muito vermelha;

A temperatura corporal subirá.(a temperatura normal é de aprox. 38.6c);

A via aérea inchará e a garganta dele se encherá de uma saliva espessa com espuma branca (causada pelo excessivo e constante arquejo) e que tende a fica acumulada na região da glote o que pode obstruir as vias aéreas e causar asfixia e óbito;

Ele muito rapidamente não conseguirá sustentar o corpo e estará lutando para respirar;

Ele poderá morrer.

Como prevenir o “Golpe de Calor” (Heat stroke)

Não permita ao seu bulldog tomar excesso de sol em dia de muito calor.

Proteja-o, não permita ao seu Bulldog permanecer na área externa da residência quando o dia estiver muito quente.

Durante o tempo de calor, na parte mais quente do dia, mantenha seu bulldog dentro de casa.

Como proceder quando o seu Bulldog manifestar o “Golpe de Calor” (Heat Stroke).

Abaixe a temperatura corporal dele.

Assegure-se, sempre, que dispõe de gelo na sua geladeira para suprir uma emergência durante os meses de verão. Ponha gelo picado na garganta dele (uma porção de 1 colher de sobremesa) para esfriar o local e desinchar a glote.

Faça um aguada de água fria sobre o corpo do seu Bulldog, especialmente ao redor da cabeça dele, esfregue gelo ao redor da cabeça, atrás das relhas, axilas, ventre, virilhas e debaixo da cauda dele (ao redor do ânus).

Se possível, estando ele em pé, dê um banho frio e mantenha o procedimento de esfriamento com o gelo até que a respiração dele esteja menos intensa.

Desobstrução da via aérea:

Use uma seringa um pouco de suco de limão diluido em água, esguichando na parte interna garganta dele; ele o odiará por isso, mas o suco de limão ajudará a remover o excesso de salivação espumosa e depressa desobstruirá a garganta.

Vomitar é bom porque remove a saliva espessa na região da faringe.

Não lhe permita beber muita água, pois, isso poderá fazê-lo vomitar em excesso, aumentar o mal estar e fechar a glote pelo esforço.

Mantenha-o tranqüilo:

Uma vez que você reduziu o descontrole do organismo, mantenha-o num lugar calmo e mantenha supervisão sobre ele. Se esses procedimentos não resolverem, então que você precisa acionar o mais depressa possível a um veterinário. Ponha sob o cão uma toalha úmida por água bem fria, para que, durante o deslocamento, o Bulldog não aqueça rapidamente. Em razão do formato da garganta, o paladar macio (palato macio) quase sempre muito longo e quando ele é afetado pelo "golpe de Calor" (um tipo de insolação) ele não arqueja suficientemente bem para manter o controle da temperatura corporal, as tentativas feitas para manter esse controle através da respiração causa, rapidamente, uma farta produção de abundante saliva espumante que, em troca, bloqueia a garganta e causa dificuldades para a respiração, e eventualmente eles começarão a arfar um chiado como que tentasse respirar através deste bloqueio da garganta.

Lista de verificação de verão (check list):

Tenha sempre bastante gelo na geladeira.

Tenha sempre suco de limão em casa.

Se você precisar se deslocar com um Bulldog para uma considerável distancia da residência, leve algumas toalhas para reter umidade, Leve junto com você os artigos anteriormente relacionados e bastante água fria.

Num procedimento de emergência você pode:

Substituir o suco de limão por 7UP e um caixa de isopor ou pacotes plásticos contendo gelo.

Ache um regato, rio ou lagoa para submergir o Bulldog ou procure auxílio obtendo emprestado uma mangueira para banhá-lo com bastante água fria.

Há casos de Bulldogs que foram transportados em carros sem ar condicionado que foram assistidos em postos de gasolina com uma mangueira deste tipo. Nesse caso a viagem teve que ser temporariamente interrompida para que o cão pudesse se refazer, assim que ele demonstrou os primeiros sinais do mal estar.
Lembre-se que isto pode acontecer qualquer hora e, até mesmo, se até agora ele nunca apresentou e convive perfeitamente bem com o calor. Por isso a prevenção é muito melhor que cura.

Nota:

Estresse pode, freqüentemente, gerar os mesmos sintomas que o calor ambinete, e ambos fatores causadores os sintomas são os mesmos e devem ser tratados da mesma maneira - como descrito acima.

Nota do Editor de Web site

1) O Heat Stroke (no idioma inglês), ou o Golpe de Calor, é um termo da Medicina humana e não atinge somente os animais da espécie canina, atinge humanos também.

2) Bulldogs são predispostos ao golpe de calor (Heat Stroke).

3) O golpe de calor não atinge somente a raça Bulldog. Qualquer cão confinado dentro de uma caixa de transporte exposta ao sol ou confinado num carro fechado, estacionado sob um sol inclemente, poderá ser vítima de golpe de calor e falecer.

4) No ano de 2004, na cidade do Rio de Janeiro, durante as fases de uma exposição canina no Centro de Convenções do Rio-Centro, vários cães, de diferentes raças, faleceram de golpe de calor. O evento ocorreu num dia de intenso calor.

5) Os Clubes ecléticos quando realizarem exposições caninas onde registra-se a presença de Bulldogs nas pistas, deveria considerar as estações quentes do ano, o clima da cidade e a temperatura no local das exposições, e, levando em consideração a constituição fisiológicada da raça, reservar horários apropriados para a sua apresentação. Determinadas raças caninas não devem se adaptar, fisiológicamente, a um evento e sim os organizadores de um evento devem ter a preocupação de planejar o evento levando em consideração a constituição fisiológica de determinadas raças.

6) Exposições especializadas da raça Bulldog devem ser programadas em locais com clima favorável e nas estações do ano propícias para o conforto da raça, as estações que produzem clima ameno ou frio (outono – inverno).

Artigo traduzido do Jornal "Daily Mirror" (UK) que serve como um alerta e uma orientação aos leitores proprietários de Bulldogs. Esse artigo reporta a relação perigosa entre o fisiológico dos Bulldogs (que vivem na Inglaterra) e o calor, considerando o clima da Grã-Bretanha, onde, na maior parte do ano não faz calor intenso. Há que se refletir sobre como seria esse alerta num país tropical como o Brasil, onde o calor é mais acentuado no verão e prolonga-se nas demais estações do ano. Talvez, sem exageros, possamos classificar o clima tropical brasileiro, especialmente no verão, como um clima TÓRRIDO (assim classificou o clima do Brasil o escrivão Pero Vaz de Caminha, na sua primeira carta ao Rei de Portugal no ano de 1500. Do ano 1500 para cá, devido aos problemas com camada de ozônio, o planeta está cada dia mais quente e, segundo os cientistas, a tendência é a elevação em graus a medida que os anos transcorram).

Para os internautas que dominam o idioma inglês e que desejam se aprofundar no assunto, dois web sites são recomendados pelo BCB : Web Site da University of Maryland (www.umm.edu/non_trauma/dehyrat.htm) e The Pet Center (www.thepetcenter.com/gen/hs.html), ambos poderão ser acessados através dos links abaixo relacionados (na parte inferior desta página).

**************************************************************************************************************
Versão em Castelhano.
Versión en Castellano.
Spanish Version.

¡ Los Bulldogs y Calor no se Mesclan !

Todos los dueños de bulldog deben saber y deben entender a lo siguiente: los tiempos muy calientes pueden ser fatales a un bulldog, ni siquiera ellos no necesitarán estar moviendo en el tiempo caliente para sucumbir al calor.

Por favor, asegúrese que cualquier ejercicio sea hecho temprano por la mañana o tarde por la noche, no se intente salir a paseo en la tarde de domingo cuando muy soleada o caliente. También, por favor, no permita que su bulldog se ponga al sol por largos periodos, ellos no saben cuando ellos han tenido bastante calor y no toma mucho tiempo hasta volverse en palpitación fuera de control.

Cómo reconocer cuando su bulldog está demasiado caliente:

Cualquier ejercicio le hará jadear, pero deberá entender que, cuando la palpitación se vuelve, "moviendo con esfuerzo", esto que es la señal más temprana que él está poniéndose demasiado caliente.

Cuando la palpitación se ha puesto fuerte y ha estado volviéndose un "rugir" que él ya se ha puesto demasiado caliente y el resultado puede ser fatal:

Las fases del "Golpe de Calor" (Heat stroke) :

Su bulldog empezará a mover con esfuerzo "cuando él jadea que su buldog empezará a rugir" - el mejor descripción como: parecer el asma severa.
Él empezará a parecer cansado y apenará su lengua será muy blanda y de color muy roja.
Su temperatura del cuerpo subirá. (el temp. normal approx 38.6c).
Su vía aérea inflará y su garganta se puesta lleno de espuma blanca (causando a través de la palpitación excesiva).
Él se agotará rápidamente y se legará luchando para la respiración.
Él podrá morirse.

Cómo prevenir el "Golpe de Calor" (Heat Stroke):

No permita su buldog a ponga en tiempo solana, de día no pasee con su buldog en el tiempo caliente.
Durante el tiempo caliente proteja su buldog guardando lo dentro de la habitación durante la parte más caliente del día.

Cómo tratar con "Golpe de Calor" bajando la temperatura de su cuerpo:

Siempre asegura que usted tiene hielo para dar durante los meses de verano.
Ponga agua fría encima de su perro, sobre todo alrededor de su cabeza, friega hielo alrededor de su cabeza y bajo su cola (alrededor de su recto).
Si posible resístalo en un baño frío y guarda la ida con el hielo hasta que la respiración sea menos trabajosa.

Aclare la vía aérea:

El Chorro un poco de jugo del limón (de uno de esos limón plástico botellas que usted lanza en chorrito en sus pan queques formaron) en la parte de atrás de su garganta, él lo odiará, pero el jugo del limón se apartará rápidamente el exceso de la espuma y aclarará la garganta.
No le permita beber mucha agua como esto puede causarlo vomitar.

Guárdelo la calma:

Una vez usted ha reducido su pánico manténgalo en lugar calmo y guarde una supervisión sobre él. Si con esto no mejora entonces que usted necesitará tan rápidamente como el posible salir a buscar un veterinario - ponga una toalla húmeda fría bajo él, los Bulldogs en jornada acaloran muy rápidamente debido a la forma de sus gargantas, sus paladares suaves casi siempre son demasiado largos y cuando ellos se ponen muy calientes ellos no pueden jadear para controlar suficientemente la temperatura de su cuerpo, sus esfuerzos por jadear rápidamente causan producción de espuma, que a su vez bloquea la garganta y causa esfuerzo para respirar y en el futuro ellos empezarán a rugir cuando ellos intentan respirar a través del obstáculo.

Lista de control de verano:

Hielo suficiente
Jugo de Limón Jiff.
Si usted necesita salir con él lleve algunas toallas de humedad helada y tome junto con Usted los artículos anteriores y agua fría suficiente.
En una emergencia usted puede sustituir 7UP para el limón y paquetes de legumbres heladas para el hielo.
Encuentre un arroyo, río o estanque para resistir su perro en o golpear en la casa más cercana y pide prestado una cañería de la manga.
Recuerde que esto puede ocurrir cuando quiera mismo aun cuando hasta ahora él esté OK y perfectamente sin demostrar tener problemas con el calor.

La prevención es mucho mejor que la cura.

Nota:
El estrese puede producir, a menudo, los mismos síntomas y debe tratarse de la misma manera como descrito anteriormente.



Foto do Menino John e Carving Fortuna, ilustra artigo

Versão em Inglês
English Version
Versión en Inglés

Bulldogs and Heat dont Mix !

All bulldog owners MUST know and understand the following.

Severely hot weather can be fatal to a bulldog, they dont even need to be moving about in it to succumb to the heat. Please make sure that any exercise is given early in the morning or late in the evening, dont be tempted to go for a nice Sunday afternoon stroll when it is very sunny or hot.
Also please dont allow your bulldog to lay out in the sun for long periods, they do not know when they have had enough and it doesnt take long for their panting to become out of control.

How to recognise when your bulldog is too hot

Any exercise will make him pant but watch for when the panting becomes "heaving" this is the earliest sign that he is getting too hot. When the panting has become loud and is becoming a "roar" he has already become too hot and the outcome can be fatal:

Stages of overheating:

Your bulldog will begin to "heave" as he pants.
Your bulldog will begin to "roar" - best described as sounding like severe asthma.
He will begin to look tired and distressed.
His tongue will be very floppy and very red in colour.
His body temperature will rise (normal temp approx 38.6).
His airway will swell and his throat become full of white foam (caused through the excessive panting).
He will quickly become exhausted and will fighting for breath.
He could die.

How to prevent overheating:

Do not allow your bulldog to lay out in the day time sunshine.
Do not walk your bulldog in hot weather.
During hot weather keep your bulldog inside during the hottest part of the day.

How to deal with overheating:

Lower his body temperature: Always ensure that you have ice to hand during the summer months. Pour cold water over your dog, especially around his head, rub ice around his head and under his tail (around his rectum). If possible stand him in a cold bath and keep going with the ice until the breathing is less laboured.

Clear the airway:

Squirt some lemon juice (from one of those plastic lemon shaped bottles that you squirt on your pancakes) into the back of his throat, he will hate you for it, but the lemon juice will quickly break up the excess foam and clear the throat.
Do not allow him to drink a lot of water as this can cause him to vomit.

Keep him calm:

Once you have reduced his panic keep him in a quiet place and keep a close eye on him.
If this doesnt work then you need to get to a vet as quickly as possible - put a cold damp towel under him for the journey.
Bulldogs overheat quickly because of the shape of their throats, their soft palates are almost always too long and when they get very hot they cannot pant sufficiently to keep their body temperature down, their attempts to pant quickly cause the production of foam which in turn blocks the throat and causes laboured breathing and eventually they will begin to roar as they try to breath through the blockage.

Summer Check list:

Plenty of ice
Jiff Lemon Juice
If you need to go out freeze some damp towels the day before and take with you together with both of the above items and plenty of cold water.
In an emergency you can substitute 7UP for the lemon and packets of frozen veggies for the ice. Find a horse trough, stream, river or pond to stand your dog in or knock on the nearest house and ask to borrow a hose pipe.

Remember this can happen at any time, even if up until now he has coped perfectly OK with the heat. Prevention is much better than cure.

Note: Stress can often bring on the same symptoms and should be treated in the same way as described above.

Heat Stroke (Hot Links): Web Site of University of Maryland www.umm.edu/non_trauma/dehyrat.htm e Web Site of "The Pet Center" www.thepetcenter.com/gen/hs.html.



Acesse as contas do facebook do Bulldog club do Brasil através dos links abaixo relacionados


Autor BCB NEWS
em 19/1/2018

Links relacionados:
PÁGINA COM A RELAÇÃO DE LINKS DOS CANIS ASSOCIADOS COM FILHOTES DE BULLDOG

FACEBOOK DO BULLDOG CLUB DO BRASIL - VÍDEOS DE FILHOTES DISPONÍVEIS
FACEBOOK THE BULLDOG CLUB OF BRAZIL - VÍDEOS DE FILHOTES DISPONÍVEIS